O modelo de gestão da Fazendão é baseado em três pilares: Processos Padronizados, Indicadores de Desempenho e Melhorias Contínuas.
Os processos da Fazendão foram padronizados com a utilização da plataforma de workflow da THOMPSON para o novo modelo de gestão.
A empresa foi dividida em 16 macroprocessos e esses foram divididos em 110 processos.
Todas as terças-feiras o time de gestão se reúne para identificar o desempenho da empresa no mês, onde são identificados ações necessárias para que o desempenho esperado seja atingido.
O grupo de gestores da empresa foram treinados na utilização das ferramentas do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).
Projeto Desenvolvido
A estrutura organizacional da empresa era informal, com extrema centralização de decisões.
Um plano de trabalho foi desenvolvido em quatro fases:
- Um modelo de negócio baseado em processos foi desenvolvido transferindo todos as atividades da empresa para uma plataforma de workflow definido por meio de um menu de serviço;
- Um painel de controle de todos os indicadores foi disponibilizado para que o desempenho à vista de todos os departamentos e gerentes pudessem ser acompanhados;
- Um novo organograma baseado em processos foi implementado na empresa com a definição das atividades descritas em um manual de operações (com políticas e normas a serem seguidas);
- Um conselho gestor foi implementado com reuniões regulares, composto pelos gestores internos e dois conselheiros externos.
Cenário
A Fazendão teve um crescimento meteórico nos últimos 10 anos, atingindo 500 Milhões de faturamento em 2019.
Com a construção de uma nova fábrica e quatro novos depósitos, os acionistas começaram a identificar que o modelo de gestão utilizado até o momento na empresa não apresentava mais os resultados desejados, e a empresa precisa amadurecer seu modelo de gestão para poder crescer com segurança.
Resultados obtidos
A Fazendão finalizou o ano de 2019 atingindo todas as metas de faturamento e de EBITDA definidos no planejamento para o ano.
A estrutura ficou menor e mais eficiente, todas as atividades da empresa estão sendo acompanhadas na plataforma de workflow.
Os depósitos de captação de grãos estão em sua capacidade total de operação e a nova fábrica entrará em operação em Agosto de 2020, conforme programado.
Os profissionais da empresa estão resolvendo os problemas utilizando o MASP, e sem mais o auxílio da consultoria.