O projeto AGCO Rental teve como objetivo desenvolver e implementar o modelo de negócio para que a AGCO entrasse no mercado de aluguel de máquinas agrícolas através da rede de distribuição da América Latina com as marcas como: Challenger, Fendt, GSI, Massey Ferguson, Valtra e Fuse.
A THOMPSON vem desenvolvendo desde 2000 projetos no mercado Agrícola, e um cliente que junta as capacitações do mercado agrícola e automotivo é a AGCO Rental.
Com a junção das marcas Massey Fergusson e Valtra, a AGCO se transformou em uma das maiores empresas de soluções inteligentes para a agricultura sustentável.
A empresa desenvolve e fabrica tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e folhagem, pulverizadores e distribuidores de fertilizantes, equipamentos para plantio e preparo de solo, implementos, agricultura de precisão, armazenamento de grãos e sistemas de produção de proteína.
Em 2018 a empresa necessitava entrar no Brasil com o conceito de aluguel de equipamentos, sem prejudicar o mercado de venda de equipamentos.
O foco do AGCO Rental foi o grupo de agricultores que não estavam sendo atendidos por nenhuma das marcas no mercado.
Esses clientes não queriam investir em ativos, ou por falta de crédito, ou mesmo simplesmente queriam investir apenas na atividade final da empresa, o que já ocorre muito em outras partes do mundo.
Com benchmark no mercado de equipamentos rodoviários, industrial e construção, foi desenvolvido um modelo de negócio a ser utilizado pela AGCO no mercado latino americano.
Um sistema de acompanhamento das locações foi desenvolvido e implementado nos distribuidores que aderiram ao projeto, um simulador foi desenvolvido pela THOMPSON para auxiliar aos vendedores a entenderem qual seria a margem a ser obtida em cada uma das operações.
Além disso, um portal foi desenvolvido especialmente para essa operação, para identificar as negociações que estavam sendo desenvolvidas pelos distribuidores.
O que foi desenvolvido
Para AGCO Rental foram desenvolvidos também material de apoio para ser colocado nas distribuidoras e um treinamento presencial foi realizado em cada uma das distribuidoras que entraram no programa.
O programa teve muito sucesso em sua aplicação e o aluguel de equipamentos no grupo AGCO se transformou em uma divisão com vida própria.
No mercado agrícola os equipamentos podem ultrapassar R$ 2 milhões em investimento, a opção do aluguel pode garantir o fluxo de capital para aportes em áreas como tecnologia no campo, geolocalização, acompanhamento da produção por satélites, etc.
Resultados obtidos
O setor AGRO Brasileiro está batendo recordes de produção, a exemplo dos superávits em carnes e grãos; logo o mercado de equipamentos também está bem aquecido.
A prática de aluguel de equipamentos está bem difundida nos EUA e na Argentina, contudo ainda está embrionária no Brasil.
Da mesma forma como o serviço de aluguel de veículos nas frotas já é uma realidade, aguardamos que nos próximos anos está modalidade também ganhe uma grande participação de mercado.