Desde março estamos em casa, no home office, trabalhando à distância.
As equipes estão separadas fisicamente, mas conectadas por meio de uma rede que nunca havia sido testada nessa intensidade.
Até o momento, todo o sistema tem se mostrado eficiente, mas existe uma grande pergunta à respeito do home office: como se manter produtivo?
Quando trabalhamos de home office, a dinâmica da casa continua acontecendo ao nosso redor.
As crianças continuam brincando, o aspirador de pó continua sendo passado na sala e o liquidificador vai ser ligado na cozinha em alguma hora da manhã.
É difícil de se concentrar e ter a tranquilidade que se tem em um escritório.
Porém, para ser eficiente basta criar um conceito de trabalho.
Pensando nisso, a Thompson separou algumas dicas para você se organizar trabalhando home office.
Confira abaixo!
Dez dicas de como se manter produtivo no home office:
1. Defina um lugar para ligações
Identifique um canto da casa que você possa revestir com caixas de ovos.
Não precisa ser grande, basta ter o espaço suficiente para que o barulho da casa seja abafado e que iniba as pessoas de ficarem passando por trás de você enquanto você fala.
Qualquer apartamento ou casa, por menor que seja, tem um canto como esse que pode ser o local dos “calls”.
2. Comece seu trabalho logo cedo
Marque uma reunião remota bem cedo na manhã, para que você tenha a responsabilidade de acordar e se preparar para ela.
Quando nos comprometemos com outras pessoas, o nosso senso de responsabilidade nos obriga a sair da cama antes do horário marcado!
3. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado
Mantenha o ambiente em que você trabalha organizado.
A desorganização diminui a eficiência, e isso está longe do que queremos.
Deixe sua mesa sempre limpa: o ideal é que você deixe apenas os papéis e itens que esteja usando no momento e guarde tudo quando acabar de usar.
Por isso, guarde folhas e documentos em pastas, mantenha as gavetas organizadas e invista em caixas organizadoras!
Assim seu espaço será muito mais aproveitado.
4. Gerencie o seu tempo
Como não temos a necessidade de locomoção, ganhamos mais tempo do que tínhamos antes no escritório.
Porém, em casa, temos a tendência de desperdiçá-lo.
Para enfrentar isso, sugerimos que você tenha consigo sempre uma agenda de metas a serem atingidas todos os dias.
5. Lembre-se de fazer intervalos
Quando não temos interação com outras pessoas, temos a tendência de não fazer intervalos – o que é muito ruim para a saúde.
Coloque o seu celular para apitar a cada duas horas, para você levantar e dar uma volta.
Você também pode colocar intervalos maiores para fazer um pouco de exercício!
Conte conosco para desenvolver as melhores soluções e alcançar grandes resultados para o seu negócio.
6. Defina seu expediente
Lembre-se que você não precisa terminar tudo no mesmo dia.
Defina um horário e desligue o computador quando chegar na hora estabelecida.
Tendo um horário definido para o fim do expediente, você administra melhor o seu tempo!
7. Utilize tecnologia a seu favor
No escritório, quando se tem uma dúvida, basta levantar-se e falar com o colega do lado para que ele te ajude.
Na situação atual, não temos mais esse colega de mesa.
Por isso, para facilitar essa comunicação existem várias ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas!
Além do Google sempre estar ai para consultas, o Whatsapp faz um bom papel de interlocutor, pois uma mensagem pode ser respondida assim que um colega estiver disponível.
8. Hidrate-se
Tenha uma garrafa de água a disposição e lembre-se de beber água constantemente.
No escritório sempre tem alguém que te convida para tomar um café.
A hidratação é um dos principais problemas de quem trabalha sozinho.
Colocar uma garrafa de água atrás do vídeo ajuda a lembrar que é hora de mais um gole!
9. Vista-se confortavelmente, mas não exagere
Ficar de pijama o dia todo não ajuda a autoestima.
Levante, tome um banho, troque de roupa, faça a barba e coloque um batom, mas não deixe de criar uma imagem positiva de você, inclusive para você se lembrar que está trabalhando!
10. Garanta que exista backup do seu trabalho
É comum que na hora que a gente mais precisa de um recurso ele possa faltar.
Portanto, tenha sempre o seu notebook com a bateria completa e faça a mesma coisa com o seu celular.
Garanta também que, durante uma possível falta de internet ou queda de energia, você consiga continuar trabalhando por algum tempo – mesmo que seja apenas o suficiente para avisar a todos que você estará fora do ar.
Home Office pós pandemia
Com a visível redução de custos do trabalho à distância e a quebra do mito de que a produtividade é reduzida ao trabalhar home office, muitas empresas estão pensando em consolidar essa situação como definitiva.
A Google, por exemplo, já confirmou que os profissionais ficarão no trabalho remoto até julho de 2021.
Em futuro possível, a demanda por escritório se reduzirá, e, consequentemente, a busca por imóveis nas grandes cidades também.
O trabalho remoto possibilita o êxodo de profissionais para cidades do interior, já que não é necessário a presença física em escritórios.
Num cenário como esse, até o trânsito das cidades grandes pode voltar a ser como em décadas anteriores, já que a locomoção de pessoas se reduzirá.
Estamos vivendo o início de uma revolução silenciosa, que já começou e mostrou que veio para ficar!
E você, o que acha que acontecerá no cenário profissional pós pandemia?