Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, principalmente aqueles em cargos de liderança.
Apesar de ser um formato de trabalho usado em organizações de todo o mundo, o homeoffice ainda carrega consigo diversos tabus em relação à produtividade, qualidade e até mesmo liderança à distância.
Nesse cenário, muitos gestores pararam para se perguntar: como um bom líder à distância, motivando meus funcionários e garantindo a entrega com excelência?
Liderança à distância, de maneira simplificada, é comandar equipes de trabalho que são livres de fronteiras espaciais e temporais.
É preciso comandar remotamente os colaboradores e assegurar que o trabalho seja feito conforme previsto.
O papel do líder é, mesmo à distância, garantir que a cultura organizacional seja respeitada, as condições dos processos estejam adequadas e assim por diante.
Principais dificuldades da liderança à distância
Dificuldade de avaliação de desempenho
Um dos grandes desafios de um líder remoto é a avaliar a produtividade de sua equipe.
Ter cada colaborador em um local diferente dificulta o acompanhamento direto do seu trabalho, rendimento, motivação e compromisso com os objetivos estabelecidos.
Por isso, é importante estabelecer metas coletivas e individuais para supervisionar e avaliar a qualidade do trabalho.
Assim, a liderança poderá avaliar o desempenho da equipe da forma mais simples possível: pelo alcance de resultados.
Dificuldade de adaptação
A adaptação ao homeoffice também pode se tornar um empecilho no começo.
Essa mudança pode gerar estranhamentos e criar bloqueios produtivos nos colaboradores, e por isso é importante que algumas iniciativas de intervenção sejam organizadas.
O primeiro e mais indispensável passo para isso é que a liderança tenha conversas francas com os colaboradores e conheça verdadeiramente suas dores; somente assim as medidas de incentivo e correção adotadas serão eficientes.
Em grandes corporações, uma boa pedida seriam conversas em grupo por setor ou área, para que todos possam ser englobados.
Dificuldade na comunicação
Este talvez seja o maior de todos os desafios da liderança a distância: manter uma boa comunicação.
Isso porque a interpretação à distância pode causar alguns mal entendidos.
Para evitar ruídos, reclamações e complicações sérias, como insatisfação e erro operacional, o líder deve se atentar ao uso correto das palavras e de ferramentas de comunicação direta que facilitem o diálogo virtual.
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Como garantir assertividade na liderança à distância?
Explique tarefas e processos
Uma das grandes vantagens de se ter um líder por perto é a possibilidade do esclarecimento de dúvidas e permitir o acompanhamento do trabalho.
Com o líder à distância, o funcionário ganha também autonomia para realizar suas tarefas sozinho.
Nesse quesito, é importante que o supervisor consiga alinhar perfeitamente o processo, deixando claras as expectativas e mostrando os métodos e como devem ser aplicados.
Ter esse cuidado vai garantir que o projeto saia de acordo com o esperado e com o modus operandi da empresa, diminuindo possíveis prejuízos de qualidade.
Facilite a comunicação
Se antes a comunicação já era o caro chefe para um bom alinhamento de ideias, agora, à distância, deve ser ainda mais priorizada.
Procure se comunicar de maneira direta e não tenha medo de aproveitar a tecnologia para isso, com chamadas em vídeo, por exemplo.
Esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas e estreitar os laços para que a distância física não afete sua relação com a equipe.
É interessante também manter uma agenda fixa de encontros virtuais, para que a rotina da empresa e os prazos de entrega sejam mantidos e garantir a motivação do colaborador.
Use ferramentas de gestão
As ferramentas de gestão possibilitam um controle muito mais assertivo do progresso da equipe e do alcance das metas.
Por meio de um bom software, é possível entender o que cada um está fazendo e se os resultados estão sendo alcançados.
O Enterprise Workflow é uma poderosa ferramenta que possibilita gerenciar todos os processos de sua empresa, padronizando a forma como as solicitações são feitas e permitindo medir prazos de execução, identificar responsáveis, pontos de gargalos e diversas outras necessidades ligadas as tarefas e atividades de sua força de trabalho.
Os processos de sua empresa são mapeados no Enterprise Workflow e cada etapa pode ser parametrizada com formulários, anexos e outros elementos que vão garantir que o fluxo de trabalho seja atendido da melhor forma possível.
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