Profissionalize a gestão da sua empresa minimize conflitos, alinhe e transforme expectativas em realizações sem perder os valores e princípios da família.
Preencha o formulário e fale com um de nossos especialistas.
Family Business
A partir de um estudo do PwC, apenas 12% das empresas familiares chegam à terceira geração e 1% à quinta geração. Diferentemente das empresas profissionalizadas, as empresas familiares precisam lidar com emoções e passionalidades.
Mercado atual
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 90% das empresas brasileiras são familiares, estas representam 65% do PIB nacional.
Metodologia
A Thompson Management Horizons possui uma expertise única nesse segmento, inclusive, uma unidade separada focada em empresas familiares a Thompson Family Business e o Protocolo Empresarial Familiar.
48% das empresas familiares possuem um documento como o Protocolo Familiar Empresarial.
Fonte: PwC
Falar com um especialistaNormalmente empreendedores buscam apoio e incentivo de membros familiares para iniciarem uma companhia, o que explica a alta porcentagem de empresas familiares no Brasil.
As empresas familiares podem incluir diversos membros da família, tanto na parte administrativa quanto como acionistas e membros da diretoria.
Entretanto os números alarmantes da herança da companhia demonstram como a gestão empresarial familiar é imprescindível para garantir a separação de sistemas: a família e o negócio, para minimizar dores advindas de conflitos e garantir o sucesso a longo prazo.
O Protocolo Familiar Empresarial, visa organizar e formalizar os papeis e as relações entre familiares, sócios e destes com a empresa, seja ela urbana ou rural.
O que é o Protocolo Familiar Empresarial?
O Protocolo Familiar Empresarial é um documento personalizado com efeitos de contrato, que consiste no estabelecimento de acordos e combinados entre todos os integrantes da família proprietária.
Tem como objetivo formalizar valores e princípios norteadores da família em direção aos seus negócios, bem como as normas, regras e condutas a serem praticadas com a finalidade da preservação do bem comum: o legado empresarial.
Como é a confecção do Protocolo Familiar?
De forma prática, o processo de confecção de um Protocolo Familiar Empresarial consiste na transformação das expectativas existentes em combinações entre familiares, e destes com a sua atividade empresarial, através do estabelecimento de órgãos de decisão, níveis de autoridade, regras e acordos na gestão.
Este documento é único, exclusivo e deve refletir a história, os valores e os objetivos da família empresária, além de desenvolver como os membros pretendem dar continuidade a esta história empresarial.
A quem se destina o Protocolo Familiar Empresarial?
O PFE destina-se a empresas urbanas e rurais que buscam profissionalizar sua gestão e preservar seu bem comum, seu legado empresarial. Para isso procuram:
Aperfeiçoar a relação entre familiares e negócio
Alinhar e transformar expectativas em combinações
Conciliar interesses pessoais e coletivos
Evitar e minimizar o impacto de conflitos
Melhorar a qualidade da comunicação organizacional
Separar o papel familiar do profissional
Criar um ambiente positivo, cooperativo e saudável
Estimular o comprometimento
Definir papéis, e para eles, acordos de conduta
Ressignificar a empresa aos familiares
Organizar processos de sucessão e governança
Garantir a continuidade do negócio
Qual a importância de um PFE?
Segundo o IBGC, a relevância das empresas de controle familiar no Brasil (90% das empresas devidamente constituídas) contrasta com seu alto grau de mortalidade, devido principalmente às suas características e desafios particulares.
Para esse grupo de empresas, há questões que ultrapassam a governança corporativa e envolvem a família empresária, sua evolução, relações interpessoais, ampliação e interação com o negócio.
A implantação de um Protocolo Familiar Empresarial auxilia a organização da família em relação ao negócio, ajuda a garantir a transição de gerações, a sucessão na propriedade e na gestão, o acesso ao capital e à geração de valor sustentável, contribuindo, assim, para a continuidade da empresa e a harmonia da família empresária.
75
37
12
51
Quando fazer um Protocolo Familiar?
A elaboração do Protocolo Familiar Empresarial e sua implantação devem iniciar na medida em que aumenta a complexidade familiar e o desalinhamento de interesses e expectativas, pois quanto maior for o crescimento da família, maiores e mais distintas serão as necessidades de familiares junto ao negócio.
O papel do PFE é proporcionar um ambiente com estrutura e organização, onde todos os familiares que atuam no negócio tenham clareza sobre seu papel, atribuições e responsabilidades a serem desempenhadas.
Etapas do Protocolo Familiar Empresarial
A elaboração do Protocolo Familiar Empresarial consiste nas seguintes etapas:
Pré-mapeamento
Reunião com sócios, familiares e análise dos documentos como acordos, contratos, atas de reunião, entre outros.
Mapeamento
Análise da documentação e dos dados recebidos sobre a empresa e a família.
Implantação
Início do processo de confecção do documento com reuniões junto aos membros familiares, a partir de um esboço elaborado previamente, baseado nas informações analisadas e roteiro estruturado.
Entrega do Produto Final
Validação e assinatura do protocolo.
Cenário em 2021
A fim de alcançar a sustentabilidade e a continuidade dos negócios, empresas familiares vem buscando profissionalizar sua gestão, porém, nem todas com progresso satisfatório.
% de elementos documentados em empresas familiares:
46
54
55
57
% de políticas em vigor em empresas familiares:
23
32
37
58
Fonte: Pesquisa Global sobre Empresas Familiares 2021 PwC
Fale com a Thompson
Entre em contato conosco para saber mais informações sobre a nossa expertise para aprimorar a gestão da empresa familiar.
Falar com um especialista